Ensino Fundamental 1 ° Ao 9° Ano



O objetivo do Ensino Fundamental é garantir aos alunos os conhecimentos básicos, incorporando suas experiências sociais e culturais, em um processo de elaboração, compreensão e representação da realidade de transformar.

Projeto socioemocional

Projeto desenvolvido para os alunos do 1° ao 9° ano, que trabalha as habilidades socioemocionais de acordo com a BNCC.


Projeto desenvolvido para os alunos do 1° ao 5° ano

Através da leitura, os alunos descobrem um universo de aventuras, proporcionando o conhecimento e provendo uma nova visão do mundo. No final da leitura, os alunos trocam os livros com outra série, promovendo a sustentabilidade econômica.


Laboratório

Aulas no laboratório, desenvolvendo as habilidades práticas químicas, físicas e biológicas.


Artes Cênicas

Aula de Artes Cênicas para os alunos do 5° ao 9° ano, desenvolvendo as habilidades cognitivas, criatividade – por meio da montagem de cenários, o raciocínio para o desenvolvimento dos personagens e a memória, por meio dos textos que devem ser decorados.


Prova Geral Etapa

Simulado elaborado pelo sistema Etapa, preparando os alunos para os vestibulares a partir do 4° ano.


Projeto Leitura e Sustentabilidade

Através da leitura, os alunos descobrem um universo de aventuras, proporcionando o conhecimento e provendo uma nova visão do mundo.
No final da leitura, os alunos trocam os livros com outra série, promovendo a sustentabilidade economia.


Aulas de Informática

Os alunos desenvolvem diversos projetos pedagógicos, além de aprender sobre as principais ferramentas de edição de textos e imagens.


O Ensino Fundamental terá como objetivos específicos:

- Desenvolver no educando a iniciativa, de acordo com a faixa etária, a criatividade e a descoberta através de todos os componentes curriculares e situações de aprendizagem;

- Subordinar todas as atividades educacionais ao fim principal, abrangendo a cultura e técnica, tendo em vista o desenvolvimento global do aluno nos seus aspectos físicos, intelectuais, psíquicos e sociais.


1 – Objetivos da área de Português

Dar condições ao aluno para compreender a própria cultura através do domínio do uso da língua em situações concretas de interação, entendendo e produzindo enunciados, percebendo diferenças entre formas de expressão e outros.

Subsidiariamente, analisar conceitos e metalinguagens a partir dos quais se fala a língua, se apresentam suas características estruturais e de uso.

A ênfase no caráter da comunicação será dada através do desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

O estudo de literatura com o processo histórico e social.


2 – Objetivos da área de Ciências

Despertar no aluno a curiosidade e o interesse pela natureza, criando hábitos de estudos que lhe proporcionem conhecimento necessário para a explicação de fenômenos científicos, estimulando-o a fazer observações, experiências, comparações e tirando conclusões para desenvolver o raciocínio intuitivo e dedutivo dos fenômenos que o cercam.

Reconhecer a aplicação prática dos conceitos aprendidos no seu cotidiano de forma a intervir na realidade.

Levar o aluno a compreender o conceito de vida e a interação no que diz respeito à matéria, energia e suas transformações, resultantes da ação integrada de determinantes físicos, químicos, biológicos, geológicos, tecnológicos, sociais, econômicos e culturais.

Levar o aluno a analisar criticamente o papel de ciência e da tecnologia na real melhoria das condições de vida da população.


3– Objetivos da área de Geografia

Propiciar ao aluno condições para que se aproprie dos procedimentos básicos para a compreensão de representações do espaço através do domínio das habilidades de localização, orientação e representação gráfica.

Desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente o espaço geográfico tendo em vista a sua transformação ou preservação.

Levar a compreensão dos diferentes modos de relacionamento do homem com o meio geográfico e as transformações que promove de acordo com as suas necessidades e seu estágio cultural.


4 – Objetivos da área de Matemática

Levar o aluno a compreender a interpretação das aplicações práticas dos conhecimentos básicos da matemática para sua integração.

Estimular a curiosidade, o interesse e a criatividade do aluno para que explore novas ideias e descubra novos caminhos na aplicação dos conceitos aprendidos e resolução de problemas.

Desenvolver hábitos de estudo, rigor, precisão, ordem, clareza, iniciativa, raciocínio e perseverança.

Desenvolver a capacidade de classificar, seriar, relacionar, reunir, representar, analisar, sintetizar, conceituar, deduzir, provar e julgar. Ser capaz de identificar as formas da natureza e resolver problemas de medição, partindo da observação das formas tridimensionais dos objetos, identificando semelhança e diferenças nas formas.


5 – Objetivos da área de História

Desenvolver no aluno elementos que lhe permitam uma visão crítica da sociedade em que vive e de seu papel como agente histórico nesta mesma sociedade.

Propiciar condições para o domínio dos procedimentos básicos, para a pesquisa histórica, análise de textos, de forma a sistematizar informações, compará-las, selecioná-las e assim, atender as configurações atuais da nossa sociedade, a partir de conhecimentos do passado.

Propiciar a compreensão, através da análise histórica, dos vários padrões culturais entre si, identificando o aluno a postura de cidadania necessária para o bom andamento da sociedade.


6 – Objetivos da área de Educação Artística

Levar o aluno a um refinamento de sua percepção, fazendo o que não está explícito, ajudando-o a entender melhor a si mesmo e depois aos outros e, ainda, a compreender a realidade e as possibilidades de atuar nessa área.

Desenvolver a sensibilidade, a criatividade, o senso crítico e analítico através do trabalho com o pensamento divergente, simbolizações e o envolvimento emocional, de modo que a arte seja uma mediadora do diálogo entre o ser humano e sua realidade, facilitando a tradução da experiência de vida em conceitos significativos.


7- Objetivos da área de Educação Física

Propiciar situações de interação entre aluno/objeto e aluno/aluno, e o reconhecimento e domínio do próprio corpo, desenvolvendo assim a motricidade, a expressão pelo movimento, a interação entre múltiplos movimentos e a interpretação da expressão pelo movimento.

Propiciar desafios que valorizam a reflexão, a compreensão e o questionamento de regras e procedimentos, motivando-o a elaborar múltiplas respostas que lhe possibilita compreender o significado e utilidade do ser/fazer, assim como superar suas dificuldades.